O objetivo da Valve foi dar um recado a desenvolvedores que abusam do sistema Steam Direct para lucrar com projetos de baixa qualidade que são vendidos por preços bastante baixos. Entrem os títulos removidos estão nomes como “Clickey”, “Grim Banana” e “SHAPES”, todos eles fracassos de crítica que foram considerados “games falsos” pela plataforma de distribuição digital.

O elemento em comum desses jogos era o fato de que todos eles usavam recursos pré-feitos para a engine Unity, o que permitia a criação rápida de diversos produtos. Além disso, a Silicon Echo usou o mesmo registro do Steam Direct para realizar vários lançamentos, o que permitiu à empresa “enganar” o pagamento individual de US$ 100 por cada game publicado.

Segundo o YouTuber SidAlpha, que investigou as atividades do estúdio, o nome Zonitron Productions também era usado para a publicação dos jogos. Ele acredita que, entre julho e agosto, aproximadamente 10% dos jogos do Steam (ou 86 títulos) foram responsabilidade dos produtores de experiências “falsas”.

“A plataforma Steam é aberta, mas pedimos que desenvolvedores respeitem nossos consumidores e nossas políticas. Spammar jogos clonados ou manipular nossas ferramentas não é algo que vamos tolerar. Nossa prioridade é ajudar jogadores a encontrar games que eles vão gostar de jogar”, afirmou a Valve em um comunicado oficial.