Especial Jogos do Ano: a sexta geração foi a mais épica de todas?
Se você se lembra do vídeo e da matéria anterior, utilizamos as premiações da VGA para determinar o campeão do ano, já que ela é considerada a oficial nos dias de hoje. Porém, a VGA começou em 2003 apenas, enquanto a sexta geração começa em 1999, também conhecido pelo ano do Dreamcast com o lançamento em 09/09/1999. E aí, como fica?
Por causa dessa bagunça toda, acabamos dividindo da seguinte forma: de 1999 até 2002, escolhemos a Game Informer, uma das revistas mais aclamadas da época. Contudo, como a VGA começou em 2003, acabamos optando por escolher as premiações dela desse ano em diante para ter informações mais oficiais por aqui. Com as devidas introduções explicadas, bora ver o que sexta geração ganhou de troféu! Caso tenha perdido a parte 1, que aborda a sétima geração, você pode conferir aqui.
Vencedor de 1999: Tony Hawks Pro Skater
Em 1999, o PlayStation original e o Nintendo 64 ainda estavam vivões e cheio de conteúdo, mas o Dreamcast, que foi lançado em 1998 no Japão, chegou no fim do ano ao Ocidente, substituindo o Sega Saturn. Como é de praxe, começo de geração nova sempre tem disputa de games cross-gen ou embates entre títulos de eras diferentes.
Em 1999 isso não foi diferente. Alguns games exclusivos, como o belíssimo SoulCalibur no Dreacast, que era melhor que a versão de arcade, Silent Hill de PlayStation, Super Smash Bros. de 64, Age of Empires II e System Shock 2 no PC, e muitos outros multiplataformas estavam na competição, como Tony Hawks Pro Skater, que acabou ganhando o primeiro lugar no pódio e se tornou o vencedor. Como o game saiu para Dreamcast, já dá para colocar ele na lista. Apesar de o game de skate ter levado nessa, muitos outros veículos consideraram Soul Calibur o jogo do ano.
Vencedor de 2000: Tony Hawks Pro Skater 2
Na virada do milênio, o PlayStation 2 chegava ao Japão e o Dreamcast começava a ter uma base maior, mas a geração passada ainda imperava entre os jogadores. Por conta disso, muitos games icônicos apareceram neste ano, como é o caso de Zelda: Majoras Mask, Chrono Cross, Final Fantasy IX e muitos outros despontaram, mostrando que a antiga leva de consoles ainda tinha caldo do bom para oferecer.
Mesmo com games muito aclamados, como The Sims, Diablo 2, Marvel vs. Capcom 2, Resident Evil Code: Veronica e muitos outros. Porém, parece que a franquia Tony Hawk conquistou o mundo nessa época com as suas manobras fáceis de fazer, a trilha sonora de rock hardcore e uma jogatina fácil de se divertir. Mesmo com concorrentes de peso, Tony Hawk Pro Skater 2, que saiu para Dreacast e Xbox da sexta geração, levou o prêmio.
Vencedor de 2001: Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Acho que já deu de games da geração passada, né? Finalmente a sexta geração deslanchou e começou a ganhar a notoriedade que merecia em 2001. Sem dúvidas, foi nesse ano que o verdadeiro salto gráfico e de qualidade de mecânicas começou a ficar evidente, principalmente por conta de games como GTA III, Halo: Combat Evolved, Silent Hill 2, Max Payne e muitos outros.
Porém, a obra-prima de Hideo Kojima que dividiu a legião de fãs é quem levou o troféu. Considerados por muitos o jogo mais bonito do começo dessa geração, o game chamou atenção pela quantidade de atenção aos detalhes. E aí, será que ele mereceu mesmo? Com GTA III em 3D pela primeira vez e Shenmue II do Dreamcast, a competição é acirrada.
Vencedor de 2002: Grand Theft Auto: Vice City
A Rockstar tem um histórico de preferência, e mesmo não levando no ano anterior, 2002 foi certeiro. Considerado por muitos o melhor jogo da série e um dos melhores de toda a geração, Grand Theft Auto: Vice City foi o grande campeão deste ano, pois levou o padrão de mundo aberto a outro patamar.
Porém, não pense que a competição foi fácil, pois a Nintendo havia lançado Metroid: Prime, a Bethesda havia lançado The Elder Scrolls III: Morrowind para PC, a Blizzard trazia Warcraft 3, a Square tinha Final Fantasy X, e várias outras produtoras com jogos grandes. Para você, GTA: Vice City também foi marcante a ponto de ofuscar esses games?
Vencedor de 2004: Grand Theft Auto: San Andreas
Tava sentindo falta daqueles anos fervorosos e que colocavam fogo na competição? Rapaz, 2004 foi esse ano. Depois de alguns anos mornos, 2004 veio para arrebentar e trouxe batalhas até a morte, porque acredite: não foi fácil saber qual foi o melhor jogo do ano não. Sem dúvidas, esse foi o auge da sexta geração.
Vencedor de 2005: Resident Evil 4
Em 2004 o circo pegou fogo, mas 2005 não ficou muito para trás não. O ano teve tantos títulos bons que, de certa forma, há muitos games que mereciam ser indicados e não foram por causa de espaço. Entre os nomeados, temos Call of Duty 2, F.E.A.R., God of War, World of Warcraft e Resident Evil 4.
Fonte: TecMundo